Menu

1.06.2015

#Resenha: O Hobbit de J. R. R. Tolkien




Conhecido também como O Livro VermelhoO Hobbit é o livro que antecede a trilogia O Senhor dos Anéis.

No dia em que Bilbo Bolseiro esperava o mago cinzento Gandalf, para um chá da tarde, foi outra pessoa que ele recebeu, ou melhor, outras pessoas. Os anões que outrora moravam n’A Montanha Solitária querem os serviços de Bilbo para roubar de volta o seu tesouro do poderoso dragão Smaug. Bilbo não soube dizer o que o fez aceitar o pedido e seguir nessa jornada, mas não precisou ir muito longe para começar a se arrepender.

Juntos, Bilbo e os anões enfrentam vários perigos, desde trolls e orcs à lobos e aranhas gigantes, e sem se esquecer dos elfos, mas estes apenas não queriam permitir que os anões seguissem seu caminho atéA Montanha. Mas o maior perigo esta dentro d’A Montanha.
No momento em que terminei o livro, se J.R.R.Tolkien não estivesse morto, eu o mataria. Por que Tolkien tem (tinha) o sério problema de dar detalhes demais para momentos que não eram muito importantes e quando chegava nos momentos importantes ele era frio como o gelo.

Eu achava o Bilbo egoísta por que ele só pensava na caminha dele, mas no final ele ganhou meu respeito, e acho que se fosse eu no lugar dele teria feito o mesmo. Mas eu não suporto o Thorin, ele é o egoísmo e o orgulho em pessoa, todos os anões são assim, principalmente se tratando de ouro, mas no final ele descobriu que o ouro não valia tanto assim, e ele consegue o que queria.

Nesse  livro Tolkien mostra o quanto adorava charadas (ou adivinhas), e eu também comecei a apreciar elas também. Então ai vai uma das charadas dele:


"Eu venho de baixo da colina
E sob as colinas e sobre as colinas
Meus caminhos conduziam
E através do ar
Sou o que caminha sem ser visto
Sou o descobridor de pistas
O cortador de teias
A mosca que dá ferroadas
Fui escolhido pelos números da sorte
Sou o que enterra vivos seus amigos
E os afoga e depois
Os retira vivos outra vez da água
Venho do fundo de uma bolsa
Mas numa bolsa nunca fui metido
Sou o amigo dos ursos
E hóspede de águias
Sou o Ganhador do Anel
E o Portador da Fortuna
E também, sou o Montador de Barril.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário